sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Quem tem boca vai(a) Roma!



*A título de cultura (quase) inútil, na realidade a frase do título está incorreta. É assim como todos a conhecemos, mas originalmente seria "Quem tem boca vaia Roma", o que faz toda diferença e cá entre nós, mais sentido.

A cidade onde a história está viva foi o mais recente destino. Roma vista do alto de um castelo tem tantas cúpulas de igreja quanto lugares pra comer pizza. Os tons pastéis dos prédios diferenciam a capital italiana do resto da Europa, onde no fim tudo se parece. O mármore também empresta sua cor em forma de bustos e monumentos.


O citado castelo era o do Santo Ângelo, não aquele das Missões, mas aquele construído como Mausoléu do imperador Adriano, logo ao lado do rio Tibre. Mais um dos pontos interessantes que carrega tanta história como recebe turistas. Na verdade é difícil se situar numa cidade como essa, mesmo dentro do Coliseu e do incrível Palatino não dá pra se ter a dimensão de tudo que ali aconteceu. Uma sensação meio maluca de deslocamento em termos de tempo e espaço.


A saga pelo museu do Vaticano até a Capela Sistina vai dando pistas do tamanho do poder da instituição Igreja. Mas é ao adentrar a Basílica de São Pedro que se tem verdadeira dimensão de seu alcançe, sua imensidão oprime até os mais católicos.


A bandeira brasileira na Piazza Navona e os pintores iluminados pelas fontes é um tanto poético. A famosa elegância italiana dá sua cara nas inúmeras grifes da Praça Espanha. O sorvete e a boa comida marcam presença em cada esquina, pra não deixar Veneza sozinha.


No último dos quatro dias o sol veio mais feliz e ajudou numa última volta pela cidade, de mochila nas costas e solita voltei a Fontana di Trevi, apesar de não ter jogado a moedinha, espero voltar a Roma.

4 comentários:

  1. Quem vai a Roma não a vaia, non è vero?
    Piu bella, piu bella!
    Bjo da Carla.

    ResponderExcluir
  2. essa moça tá diferente...tá escrevendo cada vez melhor...ta ficando cada vez mais refinada. bonito de se ver . bacio

    ResponderExcluir
  3. eu joquei a moedinha, no dia 31/12/08, espero voltar hehehehe

    ResponderExcluir