domingo, 8 de novembro de 2009

Oslo, gelaaada!

De cada viagem se aprende alguma coisa, pois a ida a Oslo ensinou a confiar na previsão do tempo e respeitar o frio! A princípio temperaturas baixas estavam a empolgar, mas ao enfretá-las passaram a congelar. Logo ao descer do avião os flocos de neve fizeram as vezes de anfitriões e proporcionaram minha primeira neve. Que emoção gelada!



Conhecendo a área no primeiro dia encontramos a famosa Oslo Opera House à beira mar com sua arquitetura arrojada que permite caminhar por cima do prédio. Circulando mais um pouco confirmei aquilo do que já tinham me alertado, a capital norueguesa é caríssima. Apesar disso, ainda foi possível fazer uma viagem barata considerando que praticamente todas as atrações da cidade são gratuitas.


Um dos lugares interessantes é o prédio do Prêmio Nobel da Paz onde mês passado Barack Obama esteve e foi declarado vencedor. Outro lugar imperdível é o enorme
Vigeland Sculpture Park, área onde 212 esculturas em bronze e concreto criadas por Gustav Vigeland ilustram a enorme área verde. Suas obras retratam acontecimentos da vida humana como nascimento, infância, adolescência, primeiro amor, maturidade, família, velhice e a morte. É composta de vários conjuntos formando uma bonita composição final.



No sábado o sol mostrou a cara pela primeira vez em três dias, o que não durou 15 minutos, envergonhado logo se escondeu de novo. Daí foi o momento de fazer um tour pelos museus, de Arquitetura, Arte Moderna e do Munch.




Com a volta bem planejada de acordo com as informações do terminal de ônibus, chegamos com tempo de sobra pra voltar ao aeroporto, mas alguém pediu com emoção de novo. Então obviamente alguma coisa deu errada, em resumo o horário do ônibus que nos passaram não existia, tivemos que pegar outro ônibus, parar num posto de gasolina no meio da estrada, chamar um táxi e gastar os últimos "dinheiros noruegueses" pra chegar a tempo pro vôo. Fomos litralmente os últimos a embarcar no vazio avião de volta a Londres.

2 comentários:

  1. mazah!!! de frio em frio agora. adorei ! estava bem poética vc dessa vez .
    por aqui cada dia masi quentinho...

    ResponderExcluir
  2. mas como se faz para viajar a tantos lugares con a vida tan cara e tanta crisis me das a formula please

    ResponderExcluir